Um pôster com 14 abelhas essenciais para a polinização de cultivos agrícolas no Brasil foi lançado nesta quarta-feira (20/5/21), quando se comemora o Mundial das Abelhas.

Essenciais para a polinização das plantas e sua reprodução, as abelhas melhoram o rendimento e a qualidade de frutos e sementes de mais de 60% das plantas cultivadas para a produção de alimentos.

As 14 abelhas selecionadas pela Associação Brasileira de Estudo das Abelhas são as mais importantes para os produtores rurais e para os consumidores.

Produtores de laranja, tomate, maçã, goiaba, maracujá e outros 31 alimentos vegetais são os maiores beneficiados ao tomar conhecimento da importância desses polinizadores.

“Com essa informação, os produtores podem direcionar planos de manejo de cultivos agrícolas e adotar práticas para manter essas abelhas protegidas e próximas às plantações, fazendo a polinização, melhorando o rendimento e a qualidade dos frutos e sementes”, disse a bióloga Kátia Aleixo, idealizadora do pôster. O objetivo é falar da importância das abelhas no aumento da qualidade e produtividade agrícola.