Entre elétricos e híbridos, montadora já tem 75 rodando

A Marcopolo produziu o primeiro ônibus articulado 100% elétrico do Brasil, o chamado veículo leve sobre pneus (VLP), em parceria com a chinesa BYD, que e já forneceu 370 unidades elétricas e híbridas para diversos países, inclusive para a nossa vizinha Argentina.

Setenta e cinco ônibus convencionais elétricos e híbridos da marca estão em circulação no território brasileiro. O primeiro articulado vai operar na Linha Verde, de São José dos Campos no final do ano, quando deverão ficar prontas as obras de infraestrutura e pavimentação.

A Marcopolo, líder no segmento de ônibus no Brasil, informou que segue em busca de tecnologias de energia limpa que ajudem a frear o aquecimento global. A expectativa da empresa é que outras 400 unidades estejam em circulação na América Latina até o fim do ano que vem.

A empresa lembra que a redução da emissão de gases de efeito estufa é um compromisso firmado no Acordo de Paris, e reforçado pelo presidente estadunidense, Joe Biden, na última semana na Cúpula do Clima, com a participação de 40 nações. No encontro, foram reforçados os compromissos com as medidas que vão ajudar a evitar que a temperatura do planeta se eleve acima de 1,5°C em cem anos.