Primeiro elétrico da Audi já está por aqui

0
1944
The Audi e-tron in Abu Dhabi, Dynamic photo, Color: Catalunya Red

O E-tron está sendo testado em terras brasileiras; vendas só no segundo semestre

O primeiro veículo totalmente elétrico da Audi é o E-tron, um utilitário esportivo. A primeira aparição do SUV no Brasil foi no Salão do Automóvel e nas telas de cinema ele apareceu no último dia 24, na pré-estreia do filme Vigadores: Ultimato. Os testes do carro começam por aqui nas próximas semanas.

Serão feitos testes de compatibilidade com a infraestrutura do País e avaliação da autonomia e desempenho nos diferentes climas e solos brasileiros. A Audi vai fazer parcerias com empresas e estabelecimentos para ampliar postos de recarga para elétricos.

“O Etron é o primeiro veículo 100% elétrico produzido em série e comercializado. Iniciar os testes em território brasileiro é uma etapa muito importante para trazê-lo para o País”, disse Johannes Roscheck, presidente da Audi do Brasil.

O SUV é equipado com dois motores elétricos que somam 400 quilômetros de autonomia. Em postos de recarga rápida, com 150 kW (quilowatts) de potência, a bateria atinge 80% da recarga em meia hora. Além disso, quando o freio é acionado, o motor vai sendo recarregado.

Os retrovisores virtuais são um diferencial do carro. Eles têm câmeras em vez de espelhos e projetam a imagem externa na porta do motorista.

The Charge – world premiere of the Audi e-tron

O E-tron tem sistema de navegação que mostra as melhores rotas com postos de recarga pelo caminho, cobrança automática nos postos de recarga e usa o smartphone como controle remoto do painel de instrumentos e do sistema de entretenimento.

Junto com a conectividade, o carro tem características de autonomia, como o assistente de cruzeiro adaptativo, que acelera e freia o carro quando necessário.

E o que o Vingadores tem em comum com o carro?

Em 2008 foi lançado o primeiro filme do Homem de Ferro, pelos estúdios Marvel e o personagem principal, Tony Stark, um apaixonado por tecnologia, usava um superesportivo R8 da Audi.

Desde então os carros da Audi aparecem nos filmes da Marvel nas cenas de perseguição de carro e velocidade, e se tornou a marca do Tony Stark.

O E-tron será um dos protagonistas do filme, mas além dele, o filme estréia também o E-tron GT, um cupê esportivo elétrico que deve começar a rodar em algum lugar do mundo em 2020.