A 11ª primeira edição do Eco-desafio lançado pela Pepsico em parceria com a Young America Business Trust e a Organização dos Estados Americanos, vai premiar as melhores idéias para redução do consumo de plástico e reciclagem de embalagens.

O objetivo é incentivar o empreendedorismo e a criatividade dos jovens entre 18 e 34 anos, da América Latina e do Caribe, para que apresentam soluções viáveis na área da sustentabilidade e que contribuam para o desenvolvimento ambiental da empresa.

O programa oferece treinamento aos participantes, patrocínio para as equipes que chegarem às finais e prêmios de US$ 5.000 para o vencedor de cada categoria.

No Brasil, os participantes podem concorrer em duas categorias:

– Além da Garrafa e do Pacote: O participante precisa criar alternativas para os materiais das garrafas e das embalagens, além de soluções de logística reversa para estes materiais.

– Reciclagem e Pós-Consumo do BOPP: Nesta categoria, o participante precisa apresentar novas soluções para reciclagem de BOPP (material usado nos pacotes de salgadinho), bem como a logística reversa deste material.

O Eco-desafio acontece desde 2009 e já recebeu mais de 17 mil propostas e soluções sustentáveis de 22 mil jovens em 33 países.

“A PepsiCo quer apoiar a educação, o empreendedorismo e capacitar cooperativas de reciclagem, mas sabe que não consegue fazer isso sozinha e, por isso, abre este espaço para que os jovens apresentem idéias e soluções”, disse João Campos, presidente da Pepsico.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de dezembro no site da empresa.