“As pessoas só cuidam do que conhecem e admiram”, avalia o Instituto Viva, parceiro do município

 

O projeto Viva Instituto Verde Azul, que já atua na região de Ilhabela com a observação de baleias, fez uma parceria com a Prefeitura do município para “despertar a consciência ambiental nos alunos da rede municipal de ensino”, conforme disse a coordenadora da organização, Maria Emília Morete.

“A Secretaria de Educação de Ilhabela abre as portas para que todo esse trabalho e valores sejam transmitidos aos alunos e professores através de encontros, palestras e dinâmicas nas escolas municipais”, disse a professora Lídia Sarmento, secretária de Educação de Ilhabela.

Estiveram presentes da cerimônia que definiu a parceria também a secretária de Turismo, Luciane Farias Leite, e a bióloga Marina Leite, do Preojeto Viva, e colaboradora do ECOinforme.

“Nós acreditamos que as pessoas só se preocupam e cuidam daquilo que conhecem e admiram, por isso trabalhamos em diversas linhas e formatos para alcançar um objetivo, que é despertar a consciência ambiental nas crianças e adultos e contribuir na conservação dos mamíferos aquáticos e seus habitats”, disse a coordenadora do Viva. Ela revelou que no entorno do arquipélago, baleias e golfinhos são flagrados por avistadores, pesquisadores e turistas.

“Ilhabela tem uma grande variedade de atrativos, estamos estruturando diversos novos produtos, entre eles está o avistamento de baleias e golfinhos. Sensibilizando professores e alunos, teremos multiplicadores para preservar as belezas do arquipélago, que continuará atraindo visitantes que buscam destinos sustentáveis e consequentemente fomentaremos o desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda para a população”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite.