Levantamento feito pela empresa química Basf indica que os consumidores de automóveis continuam preferindo a cor branca, fenômeno recorrente em todo o mundo. A pesquisa revelou que cerca de quatro em cada dez carros produzidos no mundo no ano passado (exatamente 39%) foram pintados de branco.

As regiões avaliadas foram a América do Norte, do Sul, Europa, Oriente Médio e África. Tradicionalmente a preferência do consumidor brasileiro segue a mesma linha dos europeus e estadunidenses, com a maior parte dos carros pintados nas nuances entre o preto e o branco, isto é: além dessas duas cores, prata e cinza, em suas variadas tonalidades.

Cor mais popular no mundo, o branco é quase uma obsessão entre os consumidores da região da Ásia-Pacífico. Um a cada dois carros vendidos em 2019 na região era branco.

Para Marcos Fernandes, diretor da Basf para Tintas na América do Sul, o branco reforça o aspecto de cor ambiental, relacionada com a limpeza e a pureza do ar e da água, bem como a conservação do meio-ambiente”.

Talvez a escolha do branco seja relacionada, inconscientemente, com a culpa pela grande quantidade de emissões de poluentes provocadas pelos escapamentos dos veículos automotores.

Depois das corres acromáticas, o vermelho e o azul são as preferidas dos consumidores brasileiros.

“O vermelho é uma cor vibrante, vinculada com a esportividade e a beleza, além de ser uma cor que mantém o seu valor na revenda”, avalia Fernandes.