Ganhador é da Universidade Federal de Pernambuco

Guiado pelo conceito “upcycle”, que significa renovar e agregar novos valores, a 20ª edição do prêmio Desafio de Design da Michelin teve como campeão o projeto Volkswagen MUT.E, do brasileiro Dayvid Almeida, desenhista industrial da Universidade Federal de Pernambuco.

Na edição 2020, o desafio para os artistas, designers, engenheiros e arquitetos foi se inspirar em projetos vencedores das edições passadas, mas que trouxessem valores social, ambiental e econômico.

Dayvid, que se inspirou na habilidade dos polvos para desenvolver o projeto, foi o primeiro brasileiro a vencer o desafio e concorreu com outras 246 ideias vindos de 62 países.

“É importante pensar na mobilidade como um organismo complexo que poderíamos projetar para o nosso futuro. O primeiro pensamento sobre o upcycle foi a ideia de criar algo significativo e agregar valor às soluções que a natureza desenvolveu”, disse Dayvid.

O corpo de jurados teve projetistas de montadoras como BMW, Hyundai, Honda, Ford e GM, além de pesquisadores e designers ligados a universidades.