Investimento nos 165 mil veículos será de quase R$ 3 bilhões

 

O serviço postal dos EUA, o correio, vai investir US$ 482 milhões (quase três milhões de reais) para trocar toda a sua frota de vans com motor a combustão por veículos elétricos. No fim de dez anos, portanto até 2031, serão 165 mil vans elétricas entregando correspondência em todo o país.

O processo de eletrificação de frotas de grandes empresas está acontecendo em todo o mundo. Principalmente em operações urbanas, onde os trajetos são mais curtos, situação em que não é necessária muita autonomia, e portanto onde o carro elétrico tem mais eficácia.

E o curioso é que nem sempre os fabricantes são montadoras tradicionais. No caso da frota dos correios dos Estados Unidos, quem ganhou a concorrência foi a Oshkosh Defense. Já ouviu falar? A

empresa não produz carro de passeio; é especializada na construção de veículos militares.

O prodessor Vivaldo José Breternitz, da Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialista no assunto, revelou que uma pesquisa recente revelou que o número de carros elétricos a serem vendidos nos Estados Unidos em 2021 vai dobrar em relação a 2020.

Outra informação importante da pesquisa é que o dono de carro elétrico troca por outro elétrico na hora, dificilmente volta a comprar um carro a combustão.