Campanha vai recolher o lixo dos foliões em São Paulo e Recife

Um dos maiores problemas do carnaval é a grande quantidade de lixo que fica nas ruas depois que os foliões passam. A empresa Ball Corporation, fabricante de embalagens, e a Novelis, empresa de alumínio, se uniram para recolher e reciclar o lixo gerado nas festas.

A iniciativa “Do meu lixo cuido eu” vai às ruas de Recife e São Paulo nos dias 22 e 25 de fevereiro com 400 voluntários e trabalhará junto com cooperativas regionais para dar a destinação certa para o lixo.

Além disso, os voluntários vão distribuir sacolas recicláveis com orientação de como descartar corretamente os materiais recicláveis durante a curtição.

As empresas vão colocar painéis em pontos estratégicos dos dois municípios onde a coleta será feita para projetar os resultados do trabalho e mostrar o impacto da quantidade de lixo.

A primeira edição do “Do meu lixo cuido eu” aconteceu no carnaval do ano passado, apenas no Rio de Janeiro, e coletou mais de 30 toneladas de lixo durante ensaios técnicos e desfiles na Marquês de Sapucaí. Com a reciclagem desses materiais, foram poupados cerca de 148 MW/h de energia, o suficiente para abastecer mais de duas mil casas durante um mês.