Empresa de adesivos produz o canudo ecológico em Sorocaba

Por questões ambientais, sociedade e governos de todo o mundo estão entrando em um consenso: parar de usar canudos de plástico. Isso porque os canudos demoram 100 anos para se decompor, prejudicam e matam animais marinhos, como no caso das tartarugas, que acabam ficando com os canudos presos em várias partes do corpo, além de gerar muito resíduo plástico.

A indústria tem pensado em novas soluções que não sejam tão danosas ao meio ambiente. Uma das alternativas é a fabricação de canudos de papel, desde que eles sejam resistentes aos líquidos, tanto quanto os canudos de plástico.

A H.B.Fuller, empresa fabricante de adesivos, desenvolveu um adesivo à base de água, que não deixa o líquido estragar o canudo e está produzindo o produto na sua fábrica de Sorocaba, interior paulista.

Para ser resistente, o canudo precisa de várias camadas de papel e é nesta hora que os adesivos entram: ficam entre as camadas de papel para tornar o material impermeável.

Segundo a empresa, é uma maneira prática para atender à demanda do mercado por canudos ecológicos.

Outra alternativa são os canudos reutilizáveis e de uso pessoal, feitos de plástico mais resistente ou de metal, que as pessoas podem levar no bolso e usar inúmeras vezes.