Carro avisa os outros sobre perigo na estrada

0
630
Slippery Road Alert demonstration on V60

 Sistema da Volvo alerta o carro que vem atrás  

Slippery Road Alert demonstration on V60

A Volvo lançou uma tecnologia para os carros conectados da marca na Europa, para melhorar a segurança no trânsito. A novidade é um sistema que comunica aos outros carros sobre os perigos na estrada: buracos, trechos perigosos, pista e escorregadia, acidentes pelo caminho.

Os dados são compartilhados em tempo real de um carro para o outro que tenha o sistema de compartilhamento de dados instalado. O aviso é feito por sinais sonoros, luzes e alerta na tela multimídia ou no painel do carro.

“Os carros vão contribuir para tornar as estradas mais seguras para outros motoristas que ativam o recurso, ao mesmo tempo em que também se beneficiam de alertas antecipados de condições perigosas à frente”, disse Malin Ekholm, chefe do centro de segurança da montadora.

O sistema começou a ser testado nos carros da Volvo em 2016 e agora vai ser instalado de série na linha 2020. E pode ser instalado também em modelos mais antigos.

Com o lançamento desses recursos, a Volvo espera que outras montadoras se juntem para que carros de marcas diferentes estejam conectados para compartilhar informações.

“Quanto mais veículos tivermos compartilhando dados de segurança em tempo real, mais seguras se tornarão nossas estradas”, completou Malin

Além disso, a Volvo vai limitar a velocidade máxima dos carros modelo 2020 a 180 km/h e vai instalar câmeras internas para monitorar os motoristas.