Empresa faz campanhas de redução de embalagens e reciclagem em todas as unidades no Brasil

 

A Bridgestone obteve sucesso no projeto de atingir o aterro zero em todas as suas fábricas em 2020 e as metas para reduções do impacto ambiental, com a economia circular e a jornada rumo ao carbono neutro, continua avançando.

Com incremento de tecnologias e inovações, a empresa continua trabalhando na gestão de resíduos visando o chamado Marco 2030 de sustentabilidade da companhia, que tinha como um dos objetivos.

Algumas das ações realizadas são: a campanhas para redução do uso de copos descartáveis, a conscientização sobre a coleta seletiva e a implementação de um biodigestor que trata 15 toneladas de resíduos orgânicos ao mês. A fábrica da Bahia, por exemplo, reciclou no ano passado 100% dos resíduos gerados pelo processo de produção.

Os resíduos de borracha, negro de fumo, papel, papelão e plástico são reciclados por meio de empresas parceiras especializadas, enquanto a madeira é usada nos fornos de cerâmica.

A fábrica de pneus em Santo André faz compostagem de 177 toneladas de resíduos, obtendo adubo orgânico usado nos canteiros da empresa e os resíduos orgânicos do restaurante foram parcialmente reaproveitados. Resíduos de materiais sintéticos são doados a artesão, que os reaproveitam para confecção de bolsas, joias, cintos e brincos. A lona de nylon é aproveitada na fabricação de pneus de empilhadeira, retornando para o uso da própria Bridgestone.

Outras unidades, como Campinas e Mafra alcançaram 100% de resíduos reciclados e o aterro zero. E a empresa participa também na reciclagem de pneus inservíveis.

“A destinação correta e a reutilização de resíduos em nossas fábricas fazem parte de nossa estratégia para a preservação do meio ambiente, promoção da mobilidade e inovação do segmento automotivo”, disse Janaína Braga, gerente de Meio Ambiente da empresa.

A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, da qual a Bridgestone é associada, é responsável pela reciclagem de todos os pneus descartados no País.