Vendas de bicicleta caem 14%; menos do que carro e moto

3000
3741

– De janeiro a setembro os brasileiros compraram meio milhão de bicicletas

bicicleta

Os brasileiros compraram mais de meio milhão de bicicletas de janeiro a setembro, entre produzidas no Brasil e importadas. Foram produzidas fabricadas 450 mil unidades, sendo apenas três mil exportadas e outras 100 mil foram compradas no exterior, conforme a Abraciclo. O balanço indica um consumo de 547 mil unidades, média de 60,7 mil por mês.

O volume é menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, 14,2% a menos: de janeiro a setembro de 2015 foram produzidas no Brasil 525.693. Já as importações caíram pela metade.

Claro que a queda é reflexo da crise econômica. Como se sabe, as crises atingem de forma mais agressiva as camadas da população de menor poder aquisitivo, portanto é natural que o segmento tenha se retraído. Mas considerando o incentivo ao tipo de transporte verificado nos últimos anos, com a construção de ciclovias em várias cidades, era de se supor que as vendas de bicicletas estavam melhores. De qualquer forma, a queda é pequena se comparada com os demais meios de transporte. As vendas de motos caíram 26% no mesmo período e a de carros de passeio 22,2%.

O volume de vendas de bicicletas, porém, ainda é pequeno em relação a motos e carros. Veja a média mensal de cada modal:

Carro: 162 mil

Moto: 30 mil

Bicicleta: 65 mil