Unilever: sustentando a presença da mulher nos negócios

3600
11340

– Plano de sustentabilidade da empresa é reduzir o impacto ambiental, melhorar a saúde e bem estar e as condições de vida e trabalho

Reduzir o impacto ambiental e aumentar o impacto social. Resumidamente é essa a proposta da Unilever para a sustentabilidade. Mais do que proposta, essa é a atitude da empresa, que na semana passada apresentou o seu plano de sustentabilidade, com três grandes metas: reduzir o impacto ambiental, melhorar a saúde e bem estar e as condições de vida e trabalho.

A Unilever mostra que a atuação sustentável também propicia crescimento. Conforme disse o presidente Fernando Fernandez, “gerenciar o negócio de forma sustentável reduz custos, diminui riscos, aumenta a confiança na companhia em suas marcas, impulsionando o crescimento global”.

No evento de apresentação do plano, em São Paulo, dirigido pelo vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade, Antonio Calcagnotto, o tema foi a presença feminina no mundo dos negócios e como as empresas podem atuar para incrementar a participação da mulher.

Andrea Salgueiro Cruz Lima, vice-presidente global de Dressings da Unilever, abordou as iniciativas da Unilever e das marcas Dove e Brilhante para empoderar mulheres. A executiva, que trabalha na companhia há 25 anos, também falou sobre os desafios e aprendizados para chegar ao topo. “A igualdade de gêneros não é só uma questão de humanidade, mas de competitividade. Incentivar que as meninas e mulheres possam conquistar tudo o que desejam e possam progredir na carreira contribui para o desenvolvimento de toda sociedade”, lembrando que a mulher investe 80% de sua renda no bem-estar da família.

O Programa Ciclo Brilhante, desenvolvido pela jornalista Ana Paula Padrão em parceria com a Unilever, é um dos suportes da empresa no sentido de valorizar a mulher, fazer com ela desenvolva o seu próprio negócio e assim contribuir para que ela possa mudar sua situação na sociedade.

O evento apresentou um painel de discussões sobre a mulher e a sua presença na sociedade, com o tema “Empoderamento econômico da Mulher: inclusão, liderança e empreendedorismo”, com participação de Ana Fontes, da Rede Mulher Empreendedora; Maíra Habimorad, da Companhia de Talentos; Camila Achutti, do blog Mulheres na Computação; Lorrana Scarpioni, do Bliive e do presidente da Unilever Brasil, Fernando Fernandez.

Internamente, a Unilever implementou o Comitê de Diversidade, com o objetivo de promover a ascensão das mulheres na empresa. O resultado foi o aumento da participação feminina: hoje, 49,3% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres.

Desde o ano passado a empresa trabalha com a ONU Mulheres para promover os direitos das mulheres, igualdade de gênero, oportunidades de trabalho e para criar iniciativas concretas em toda a cadeia de valor da empresa. A luta pela emancipação feminina tem também a contribuição dos homens.