Unilever promove sustentabilidade nas relações de trabalho

0
15455

Nova sede da empresa pronta para receber certificação de do setor de construções sustentáveis.

São 13 mil metros quadrados distribuídos em nove andares num majestoso edifício no Brooklin. Mas as dimensões não são o mais importante na nova sede da Unilever em São Paulo. O local foi desenhado para atender os padrões de sustentabilidade exigidos pela certificadora Leed Gold, tida como uma das mais respeitadas do setor de construções sustentáveis.

Eficiência energética e gestão responsável da água e de resíduos são apenas o básico. O ambiente é de total harmonia, com espaços amplos, bem decorados, mesas onde qualquer um pode sentar e usar o seu lap top, fazer o seu trabalho, promover reuniões com fornecedores e visitantes ou simplesmente tomar um lanche.

São 1.500 pessoas que vivem nesse ambiente descontraído e amigável, desfrutando de coisas como berçário para os filhos dos funcionários, parque para crianças, ambulatório médico, restaurante e lanchonete.

O mobiliário também seguiu critérios sustentáveis, com uso de madeira de reflorestamento, com selo de procedência: bancos, mesas, armários, estantes, balcões.

“O projeto de arquitetura considerou estratégias de flexibilidade na composição dos layouts e na seleção de materiais como forros modulares, piso elevado, carpetes em placas. Esta estratégia reduz o uso de materiais novos em situações de futuras modificações nos espaços da nova sede”, disse Antonio Calcagnotto, responsável pela área de Sustentabilidade da Unilever Brasil.

Dentre as ações para obter maior eficiência energética, destaque para o aproveitamento de iluminação natural, desligamento automático do ar-condicionado, uso de equipamentos que consomem menos energia e luz de led (redução de 30% no consumo).

Os dispositivos reguladores nas válvulas e torneiras geram uma redução de 35% no consumo de água; as lixeiras individuais foram eliminadas, substituídas por um sistema de coleta seletiva. Copos descartáveis foram eliminados. Cada funcionário tem a sua garrafa/cantil para consumo de água.

O mais importante, no entanto, é a convivência no local, onde se nota uma total harmonia, com um estado permanente de bom humor.