Um milhão de animais são atropelados por dia

1
32332
Foto: divulgação

Acidente com fauna silvestre pode ser comunicado pelo APP Urubu Móbile

Nada menos do que um milhão de animais silvestres são atropelados por dia no Brasil, segundo o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), o que soma quase meio bilhão de acidentes por ano.

A entidade criou o Programa Sistema Urubu – Rede Social de Conservação da Biodiversidade, com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, para conhecer de perto o problema.

O aplicativo Urubu Móbile é usado por colaboradores para informar e mapear os atropelamentos: em três anos, o app foi baixado por mais de 22 mil usuários, que realizaram 70 mil registros em estradas brasileiras.

Nove em cada dez atropelamentos atinge animais de pequeno porte, mas animais maiores também são vitimados.

Para Emerson Antônio de Oliveira, coordenador de Ciência e Informação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, a taxa elevada de atropelamentos representa um grande risco para a fauna brasileira. “Quando muitos animais são mortos, como no caso dos atropelamentos, uma reação em cadeia acontece. A diminuição de indivíduos e a extinção de uma espécie causam um desequilíbrio ecológico, afetando diretamente o ser humano, como por exemplo, proliferação de pragas e o deslocamento de predadores para centros urbanos em busca de alimentos”, disse.