Um caminhão elétrico para coletar lixo

1979
11063

É o primeiro caminhão 100% elétrico destinado a coleta e compactação de lixo do mundo. Criado por uma parceria entre a empresa brasileira Corpus e a chinesa BYD, o caminhão pode ter as baterias recarregadas em duas horas, o que vai facilitar a operação.

O veículo pode compactar 16 toneladas de lixo por turno de oito horas, exatamente o tempo de autonomia da bateria, o que equivale a 200 quilômetros de operação. A bateria é de fosfato de ferro lítio com vida útil de até 40 anos. No ano que vem, a energia gerada em aterro será usada para abastecer o caminhão.

Outra característica importante é o silêncio, que vai beneficiar tanto os lixeiros quanto a população com o barulho do motor e da máquina de compactação.

O caminhão já está recolhendo lixo nas cidades de Paulínia, Indaiatuba, Tietê, Salto e Valinhos, no interior paulista. Tem transmissão automatizada, auxiliar de partida em rampa, e aplicação automática dos freios de serviço sempre que o veículo estiver a 0 km/h. O torque máximo é de 1500 Nm a zero RPM. É até sete vezes mais eficiente do que um veículo a diesel.