Um cafezinho bem comportado

101
13564

Cooperativa de Minas Gerais usa polietileno de origem renovável embalagens de café orgânico

Uma parceria entre a Braskem, fabricante de embalagens plásticas flexíveis e a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região, em Minas Gerais, gerou o chamado plástico verde, polietileno de cana-de-açúcar que será empregado na produção de embalagens de café orgânico.

A cooperativa é referência em agricultura orgânica, solidária e agroecológica, beneficiando mais de 400 famílias de pequenos cafeicultores e vai passar a usar a matéria-prima 100% renovável.

“Será a primeira embalagem de café orgânico de polietileno verde, o que demonstra o nosso compromisso com a sustentabilidade. É mais uma grande conquista não só para cooperativa, mas também para o consumidor”, disse Edivânia de Fátima Fernandes, responsável pela indústria da Cooperativa.

O plástico verde captura 3,09 toneladas de CO2 para cada tonelada de resina de origem renovável produzida, de acordo com a consultoria ACV Brasil.

“A adoção do biopolímero tem crescido em todo o mundo; já é utilizado em 150 marcas na Europa, Estados Unidos, Ásia, África e América do Sul”, disse Gustavo Sergi, diretor da Braskem.