Um brinde às boas práticas da Cachaça 51

290
81817

Maior produtora de cachaça do mundo, a Muller, certificada com o Iso 14001 de Gestão Ambiental, adota técnicas de reaproveitamento de resíduos agrícolas e industriais, redução em até 35% do consumo de água e a reutilização de 95% das embalagens da Cachaça 51, esta, uma atividade que inclui nada menos do que um milhão de pontos de venda em todo o Brasil: são esvaziados por dia 450 mil litros de cachaça da marca.

A empresa faz a coleta e a destinação correta do ponto de vista de sustentabilidade destas embalagens, que são novamente envasadas e recolocadas no mercado. Cerca de 95% das garrafas retornam sucessivas vezes para a fábrica, volume correspondente a 200 toneladas de vasilhames.

A preocupação ambiental da empresa não se limita à recuperação das garrafas, mas também no processo produtivo, com reaproveitamento dos resíduos agrícolas e industriais.

Foi eliminada a queima da palha da cana-de-açúcar, com investimento na colheita mecanizada, e usada biomassa na matriz energética, com aproximadamente 97% de geração de energia.

A empresa investe também no reaproveitamento de águas residuárias e na aplicação de vinhaça, aproveitando o material gerado no processo industrial no preparo do solo.

“Racionalizar, reduzir, reutilizar e reciclar, representam mais do que uma boa idéia”, diz Ricardo Gonçalves, presidente da Muller. “São verbos que traduzem o compromisso da empresa com o uso racional dos recursos”.