Telhados verdes: beleza a serviço do meio ambiente

4156
96959

Telhado_Verde

Pode parecer estranho para quem vive com problema s de vazamento no telhado por causa de acúmulos de folhas, mas o telhado verde, isto é: o jardim em cima da casa, ganha espaço nas cidades e serve ao mesmo tempo para colorir o cinza urbano e contribuir com o meio ambiente.

O telhado verde pode ser plano ou inclinado; ele auxilia na drenagem da água da chuva e proporciona isolamento acústico e térmico.

A diferença de temperatura entre um prédio com telhado verde pode ser até 5°C menor do que um com cobertura de concreto. Além disso, nos edifícios com esse cuidado sustentável, a umidade relativa do ar é cerca de 15% maior, conforme levantamento feito pela Universidade de São Paulo.

A drenagem da água das chuvas reduz a necessidade de escoamento de água e de sistemas de esgoto e o telhado pode abrigar espécies comestíveis, como verduras e legumes

Segundo o engenheiro agrônomo Gustavo Milak, da empresa Esalgarden, um projeto desse tipo precisa ser bem planejado: deve ser observada a capacidade da laje de suportar a estrutura para evitar rachaduras na casa e, principalmente fazer um sistema eficiente de impermeabilização para impedir vazamentos e infiltrações.