Instituto recolhe embalagens de lubrificantes

236
9601

Só em 2016, Instituto Jogue Limpo recolheu 89 milhões de embalagens

As embalagens de combustíveis e lubrificantes são altamente poluentes e causam um impacto enorme na natureza se não forem devidamente recolhidas e recicladas.

Para estimular o controle e destinação correta desses materiais, os distribuidores reunidos no Sindicato das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), criou, há 13 anos, o Instituto Jogue Limpo, com o objetivo de fazer com que fabricantes e importadores cumpram a legislação e implementem um sistema de logística reversa para dar destinação correta aos resíduos, independentemente dos sistemas públicos de limpeza.

O instituto tem uma frota de caminhões com equipamentos de alta tecnologia, que atendem aos requisitos de segurança, controle e cuidado com o meio ambiente e que faz o recolhimento do material nas empresas associadas.

As embalagens recolhidas são transformadas em produtos que são vendidos no mercado, como conduítes, caixas de luz, produtos de limpeza e novas embalagens de lubrificantes.

“Temos um compromisso com a preservação do meio ambiente”, disse Raphael Freitas, da Moove, fundadora do Instituto Jogue Limpo e uma das três empresas do segmento com o maior percentual de embalagens recuperadas. A Moove produz e distribui a Mobil no Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Espanha.

Somente no ano passado, o instituto promoveu a reciclagem de 89 milhões de embalagens plásticas em 14 Estados e no Distrito Federal

Mais informações sobre o trabalho do Instituto no site www.joguelimpo.org.br.