Sem reciclagem, País perde bilhões

0
19135
Foto: Marina Leite

Quantidade de plástico no lixo é três vezes maior que a quantidade de café produzida

Todo ano o Brasil produz 78,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos, sendo que 13,5% é plástico, uma quantidade três vezes maior do que a produção de café. Levantamento do Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana diz que, se o total desse plástico fosse reciclado, R$ 5,7 bilhões retornaria para a economia do País.

O plástico se acumula na natureza por ser um material difícil de decompor e o resultado é inevitável: o lixo chega aos oceanos. A Associação Internacional de Resíduos Sólidos indica que 25 milhões de toneladas de lixo chegam ao mar todo ano, sendo que 80% é plástico.

O aumento do poder de compra da população e os investimentos em novas fábricas e tecnologias serão responsáveis por um aumento de cerca de 30% na produção de plástico em menos de 10 anos, resultando, diretamente, em mais lixo.

Para reverter esse quadro, o Brasil precisa da gestão de resíduos para eliminar os lixões existentes e desenvolver uma rede de aterros sanitários que trate os resíduos de forma adequada. Nesse processo, o País precisa de uma logística, conscientização e incentivo governamental.