Samsung ajuda jovens na América Latina

360
5380

Com ações no Brasil, Colômbia, Argentina e México, Samsung Tech Institute contribui para formação de estudantes e população de baixa renda

Fomentar a força de trabalho de jovens, oferecendo treinamentos voltados à tecnologia e a capacitação profissional é a proposta do programa Samsung Tech Institute, uma ação de amplo espectro, com nada menos que 231 unidades em todo o mundo, atendendo 70 mil beneficiários junto a universidades, governos locais e iniciativa privada e com ações adaptadas para as necessidades de cada país ou região.

No Brasil o objetivo é a formação técnica para jovens de baixa renda. Para isso, a empresa fez uma parceria com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unisal, em Campinas, assegurando a oportunidade de formação com concessão de bolsas de estudos.

A Samsung também lançou o Code IoT, um curso online e aberto ao público voltado ao ensino de programação, eletrônica básica, robótica e desenvolvimento de aplicativos Android. Fruto de uma aliança com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico da USP, a proposta é que os alunos criem seus próprios objetos inteligentes para solucionar demandas do seu cotidiano.

O programa atende também jovens da Argentina, Colômbia e México.

Na Argentina, a Samsung conta com três Tech Institutes: em Rio Grande (capacitação profissional), em Cañuelas (formação pessoal e profissional) e tem um projeto com o Ministério de Modernização da Argentina: um website que oferece cursos de formação profissional com foco em maquetes, web design, marketing online e inserção no mercado de trabalho.

Na Colômbia tem duas versões do Tech Institute que beneficiaram mais de 1000 pessoas. A primeira está relacionado à qualificação em manutenção e reparação de celulares e tablets e a segunda é focada em eletrodomésticos.

No México atua há três anos, com seis Centros de Serviço na Cidade do México, onde selecionou estudantes para receberem formação técnica com a ajuda de especialistas da empresa em manutenção, reparo e instalação de dispositivos móveis, eletrodomésticos, áudio e vídeo, bem como atividades administrativas. Além de um acordo com o Instituto Monterrey, para gerar inovação tecnológica e tornar sua fábrica em Queretaro uma empresa inteligente.