Salve o mangue!

0
14410

Uma saudação ao manguezal no Dia do Meio Ambiente, esse berçário da vida marinha que precisa ser salvo da destruição

Com uma enorme importância social, o mangue não é visto com simpatia pela população em geral, talvez por seu aspecto rústico, lamacento. Como ele é uma espécie de filtro da sujeira depositada nos rios, acaba sendo depositário de lixo e esgoto, o que provoca ainda mais a repulsa de parte das pessoas.

No entanto, o manguezal é um importante elemento de conservação da natureza e de procriação de inúmeras espécies. É uma fonte de alimentação dos animais marinhos e, de quebra, sequestra carbono da atmosfera.

“Os manguezais são ecossistemas muito produtivos que prestam diversos serviços ambientais à humanidade como filtro biológico, proteção da linha de costa, sequestro de carbono, aprisionamento de sedimento, área de reprodução, alimentação e proteção de muitas espécies marinhas. Na APA Costa dos Corais esses serviços são importantes para a manutenção do maior banco de corais do Atlântico Sul”, diz o professor Clemente Coelho Jr, da Universidade de Pernambuco e do Bioma Brasil.

Ele explicou que diversas espécies de peixes, moluscos e caranguejos utilizam, pelo menos em uma fase da vida, os manguezais. Parte dos sedimentos que descem bacia hidrográfica abaixo ficam retidos nas raízes e se depositam formando a lama. “Os corais, organismos sensíveis, poderiam desaparecer caso os manguezais fossem retirados”, completou.

Veja reportagem do Portal ECOinforrme sobre o trabalho de proteção da biodiversidade desenvolvido na APA Costa dos Corais.