Rio limpo, menos lixo no mar

0
3041

ONU lança projeto parta reduzir plástico nos rios brasileiros

Dois projetos comandados pela ONU, a Organização das Nações Unidas, iniciam no Brasil uma ampla campanha para combater a poluição dos oceanos por plástico: o “Rios Limpos para Mares Limpos”, no Amazonas, e o “Mares Limpos da ONU Meio Ambiente”, em Santa Catarina (em 11 municípios às margens do Rio Itajaí).

Segundo a entidade, 80% da poluição marinha é originada em terra e levada ao oceano pelos rios, causando danos à saúde das pessoas e ecossistemas: esgotos, pesticidas, metais pesados e outros poluentes, como o plástico, num total de 13 milhões de toneladas por ano.

O programa, que será lançado nesta sexta-feira (8), tem o objetivo de combater a poluição plástica desde o interior do território e reverter a maré de lixo que invade os nossos oceanos.

O lançamento do programa será feito em Manaus, com a presença da representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú, do superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana, e do secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Marcelo Dutra.

“Como em outras regiões do planeta, as cidades da Amazônia são fontes de geração de resíduos sólidos e poluição dos rios, o que pode se agravar ainda mais com a tendência de aumento da urbanização. Devido a sua importância em termos de biodiversidade global e de serviços ecossistêmicos, a Amazônia, talvez mais do que qualquer outro lugar no Brasil, precisa estar à frente do combate à poluição plástica – e isso implica mobilizar tanto governos e indústrias quanto as comunidades ribeirinhas”, disse a representante da ONU.

Quase todos os rios despejam as águas e junto com ela grande quantidade de plástico no mar. O plástico está em inúmeros artigos de uso diário e em embalagens ( sacolas, canudos, saquinhos, potes etc) são descartados nas ruas, entopem bueiros, aumentam o risco de enchentes, são levados pelos córregos, que deságuam nos rios e em seguida atinge os mares.

Apenas dez rios carregam mais de 90% dos resíduos plásticos que acabam nos oceanos. Os maiores são:

Rio Yangtzé, na China, é responsável pelo transporte de 1.469.481 toneladas de plástico para o oceano.

Rio Indo, na Índia, 164.332 toneladas

Rio Amarelo, na China, 124.249 toneladas

Rio Nilo, no Egito, 84.792 toneladas

Rio Níger (Guiné, Mali, Níger, Benim e Nigéria) 35.196 toneladas de plástico no mar.