Receitas para combater o desperdício de alimentos

231
45997

Nessa cozinha se aproveita tudo: cascas e talos se transformam em pratos saudáveis

A ONG Banco de Alimentos, que tem como objetivo minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos, organizou para a empresa Food Network uma série gastronômica chamada Restô, com receitas sustentáveis e acessíveis, com uso integral dos ingredientes, uma maneira de promover o consumo responsável e a economia doméstica.

Trata-se de uma série conta de dez episódios, entre doces, salgados, bebidas e aperitivos, feitos com coisas como cascas de abobrinha, banana, melancia e beterraba e talos de agrião, entre outros ingredientes normalmente desprezados pelos cozinheiros.

Veja as receitas:

Risoto de Casca de Abobrinha
Rico em fibras, o risoto com casca de abobrinha é uma boa opção para quem busca uma reeducação alimentar, com o objetivo de perder peso. Junto a isso, o consumo integral do vegetal reduz o lixo orgânico e a receita possui um valor nutricional em escala maior.
Confira a receita na íntegra e imagens de divulgação: http://bit.ly/2tMOooe

Pão de Queijo com Talos de Rúcula
Além de dar um toque a mais de sabor, acrescenta nutrientes – como vitaminas A, C e K, ao preparo desse tradicional salgado mineiro. As vitaminas presentes nos talos são importantes antioxidantes e anti-inflamatórios. A vitamina A e os sulforanos podem cooperar na proteção do corpo contra câncer de pele, de pulmão e bucal. Já a vitamina K ajuda na prevenção da osteoporose.
Confira a receita na íntegra e imagens de divulgação: http://bit.ly/2rsEEll

Brigadeiro de Casca de Banana
O uso da casca de banana no brigadeiro, além de incentivar o reaproveitamento alimentar, proporciona aumento da ingestão de vitaminas, minerais e fibras – a casca possui 2,6 vezes mais vitamina C e 2,1 vezes mais potássio do que a polpa, auxiliando, com isso, no bom funcionamento intestinal, na diminuição do colesterol e adicionando valor nutricional à receita que convencionalmente é pobre em nutrientes. Além disso, assim como a polpa da banana, sua casca também possui triptofano, aminoácido que proporciona maior sensação de saciedade, fazendo com que o consumo seja menor.
Confira a receita na íntegra e imagens de divulgação: http://bit.ly/2oY11fG

Bolo de casca de abóbora com chocolate
Entre os benefícios do doce: é um antibiótico natural, pois as proteínas da casca da abóbora são importantes no combate de infecções fúngicas. Outro auxílio que o bolo oferece ao corpo é a melhora no funcionamento intestinal, proporcionando saciedade e prevenção de câimbras, pois a casca de abóbora possui maior quantidade de fibras e potássio do que a polpa. Além disso, a vitamina A existente no preparo ajuda na proteção contra doenças cardíacas e câncer. Em resumo, um doce saboroso e muito saudável.
Confira a receita na íntegra e imagens de divulgação: http://bit.ly/2sGnVZt

Pastel Assado de Talos de Agrião
Além de saboroso, é rico em ferro, cálcio e vitamina C. Isso porque, o talo possui quantidade superior de nutrientes em relação às suas folhas. Entre os benefícios que a receita traz para a saúde, está o aumento na ingestão de vitaminas e minerais e o maior consumo de fibras, presentes na casca. Esses nutrientes auxiliam no funcionamento intestinal e, principalmente, na diminuição do colesterol, por ser um pastel assado e não frito.
Confira a receita na íntegra e imagens de divulgação: http://bit.ly/2t3FcdI

Cocada de Casca de Melancia 
Com uma quantidade maior de proteínas e potássio, a casca da melancia possui também 2,6 x mais fibras do que a polpa, importante para melhoria do funcionamento intestinal, além de cooperar na diminuição dos níveis de colesterol. A mistura da casca com a cocada resulta em um aumento significativo de nutrientes, alinhado ao delicioso sabor do doce tradicional brasileiro.
Confira a receita na íntegra e imagens de divulgação: http://bit.ly/2pZsHzK

Patê de Talos de Beterraba
Um preparo ideal para quem faz dieta sem perder o prazer do sabor, podendo utilizá-la como acompanhamento de pães e torradas de baixas calorias. O patê tem um aumento significativo de nutrientes e fibras se comparado com a polpa, deixando a receita mais rica nutricionalmente. O talo possui 430 vezes mais cálcio que a beterraba, 3,5 vezes mais vitamina C e 42,6 vezes mais fósforo do que a própria polpa, importantes para uma dieta qualificada e que traz diversos benefícios, entre eles ossos mais saudáveis. Vale lembrar que a sensação de fome também é resultado da carência de nutrientes e quanto mais os ingerimos, mais atendemos às necessidades do organismo de forma natural e saudável.
Confira a receita na íntegra e imagens de divulgação: http://bit.ly/2pnOoaN

Bolinho de Casca de Batata
O preparo pode ser uma deliciosa opção de acompanhamento durante um bate-papo entre amigos ou familiares. A casca de batata contém fibras que oferecem vários benefícios, entre eles a diminuição dos níveis de colesterol. Contém potássio, que auxilia na prevenção de câimbras, e vitamina C, importante na imunidade de doenças. Os bolinhos são excelentes para quem gosta de sabor e praticidade na cozinha.
Confira a receita na íntegra e imagens de divulgação: http://bit.ly/2rOYMO3

Refrigerante caseiro
Feito com laranja e cenoura com cascas, mel e suco de limão, a bebida, além de não ter nenhum conservante ou adição de açúcar, é rica em vitaminas e minerais. O refrigerante beneficia o sistema digestivo e a formação dos ossos e dentes, por causa da grande quantidade de cálcio e fósforo presente na casca da laranja. Já a cenoura com sua casca, aumentamos a quantidade de consumo de carotenoides (importante oxidante) e de fibras alimentares. Junto com os nutrientes, a mistura dos ingredientes para o preparo da bebida proporciona um sabor bem diferente dos refrigerantes convencionais.
Confira a receita na íntegra e imagens de divulgação: https://goo.gl/M6S5x5