Projeto ambiental quer salvar floresta com Araucária

0
5017
23112018 - CAMPO LARGO - PR - FCA - Projeto Casa da Árvore - Foto Leo Lara/Studio Cerri

FCA desenvolve educação ambiental com crianças para salvar floresta em extinção

A fábrica de motores da FCA, Fiat Chrysler Automobiles, em Campo Largo, no Paraná, lançou um projeto de conservação e educação ambiental para crianças com o objetivo de salvar a floresta com araucária, uma árvore típica da região que, atualmente, tem 3% da vegetação original.

“Com o projeto, queremos impulsionar atitudes de transformação para preservar o meio ambiente”, disse o gerente geral da empresa, Querlem Saraiva.

O projeto foi feito com crianças de sete e oito anos, de escolas públicas que aprenderam técnicas de plantio e cultivo, além de entender a importância do uso da luz natural e do reaproveitamento da água da chuva.

“Construímos uma horta em formato circular, que permite o melhor aproveitamento do espaço e da água na irrigação. Conseguimos ter uma produção mais concentrada e diversificada”, explica a coordenadora do projeto, Daniela Vesoloski.

Outros pilares da iniciativa são o diagnóstico e o monitoramento da floresta. Um levantamento feito na área apontou mais de 50 espécies vegetais, 82 espécies de aves e seis espécies de mamíferos, além de cinco nascentes preservadas.