Projeto Ambientação ajuda a reduzir consumo de água

0
7231

Iniciativa da Fundação Toyota do Brasil leva comunidades da região de Sorocaba a aplicar técnica que promove a sustentabilidade

Os funcionários da Escola de Ensino Fundamental Maria Eliza Lázaro Lopes, da cidade de Capela do Alto, identificaram que o consumo de água de alunos e funcionários era muito alto: 45 mil litros por mês na lavagem de louças e limpeza de alimentos para as 740 pessoas, consumo elevado para uma única atividade, de modo que a ONU, Organização das Nações Unidas, recomenda o consumo de 110 litros per capita diariamente.

Com o apoio do Projeto Ambientação, da Fundação Toyota do Brasil, eles conseguiram reduzir o consumo em 20%. O projeto utiliza o Toyota Business Pratices (TBP), ferramenta industrial de soluções de problemas, criado pela montadora Toyota e que passou por adaptações para que fosse aplicada no cotidiano, como forma de disseminar práticas sustentáveis.

Com a aplicação do método, a encarregada do setor de serviços de Capela do Alto conseguiu a redução do consumo aplicando métodos como a troca de pratos plásticos, que são mais difíceis de limpar, por pratos de louça.

Os funcionários perceberam que o material plástico tem uma degradação, vai arranhando, passando por um desgaste natural. Para lavar, os funcionários chegavam a ensaboar os pratos até três vezes, gastando detergente e muita água.

Paula, então, decidiu substituir os pratos de plástico por pratos de louça e o resultado foi muito positivo: permitiu uma economia de 20% no consumo. Resultado: a escola passou a economizar 320 litros de água, o que representou uma economia de R$ 500,00 por ano.

Esse é só um exemplo do que o Projeto Ambientação pode promover. O uso do sistema incentivado pela Fundação Toyota levou às prefeituras da região de Sorocaba a uma redução de R$ 70 mil aos cofres públicos no último ano.

Durante 2017, 40 servidores públicos foram capacitados por meio da metodologia exclusiva da montadora para identificar os problemas no consumo de água e energia nas unidades em que atuam e propor soluções.
Ao encerrar a primeira edição do projeto Ambientação na região de Sorocaba, a Fundação Toyota anunciou a parceria com a Fundação Espaço ECO, por meio da metodologia baseada no conceito e Avaliação do Ciclo de Vida, com potencializarão dos benefícios.

“Tenho certeza que a avaliação do Ciclo de Vida realizada pela Fundação Espaço ECO vai contribuir ainda mais com os resultados que temos apresentado a cada ano, disse o presidente da Fundação Toyota do Brasil, Percival Maiante.

Rodolfo Viana, presidente da Fundação Espaço ECO, diz que a parceria com a Fundação Toyota dará uma importante contribuição aos projetos apoiados pelo Ambientação, e que as duas organizações podem promover o desenvolvimento sustentável, com capacitações dos agentes e, consequentemente, mudanças reais na sociedade.