Programa evita troca desnecessária de peças

6
21098

Ação sustentável da DPaschoal ensina clientes a fazer a manutenção correta do carro

O programa Economia Verde, da DPaschoal – que trabalha no varejo do segmento automotivo – completa dez anos de incentivos ao cuidado com o meio ambiente.

O programa orienta os clientes sobre o momento certo para fazer a manutenção do carro, evitando prejuízos financeiros.

Segundo Luis Norberto Pascoal, presidente da empresa, a ação já evitou a troca desnecessária de mais de 2,5 milhões de peças e pneus.

“Cerca de 700 mil pneus, 500 mil baterias e mais de um milhão de itens de suspensão, entre outros componentes, deixaram de ser trocados e desperdiçados sem necessidade”, disse o empresário.

A iniciativa já rendeu à companhia o Prêmio ECO, da Amcham – Câmara do Comércio, em 2010, na categoria Sustentabilidade em Modelo de Negócios.

Pneus, baterias, óleos lubrificantes da suspensão e freios que são retirados dos veículos dos clientes são destinados a empresas de reciclagem, que serão reprocessados: 80% dos pneus são triturados e destinados à fabricação de tapetes, chinelos e asfalto. Nesses dez anos foram reciclados 4,5 milhões pneus, 1,2 milhões amortecedores e 2,1 milhões de litros de óleo.

As peças deixadas na loja durante a manutenção são etiquetadas e cadastradas no programa, comprovando o descarte correto e os clientes recebem um certificado de responsabilidade social pela iniciativa.