Preservar os mananciais é a solução perene para a água

0
7091

Projeto Águas da Mantiqueira foi tema de discussão no 8º Fórum Mundial da Água

O coordenador técnico do projeto Águas da Mantiqueira, José Roberto Manna, toca no ponto crucial do problema do abastecimento de água, ao avaliar que o maior legado que podemos produzir é a preservação das nascentes, fundamental para a produção de água pura.

Ele considera que a construção de reservatórios é necessária, mas uma solução paliativa para o problema do abastecimento: “O reservatório mantém a água por um tempo determinado, mas os mananciais e a vegetação natural é que são perenes. Então devemos manter tudo que temos e restaurar aquilo que foi degradado. Inclusive no entorno dos reservatórios”, disse o coordenador do programa, destacando que as áreas naturais oferecem as soluções necessárias para aumentar o volume de água disponível, que, combinadas com a melhoria da infraestrutura de abastecimento, auxiliam na manutenção dos mananciais.

José Roberto Manna, coordenador técnico do projeto Águas da Mantiqueira.
Foto: Johanes Duarte

O projeto Águas da Mantiqueira, realizado em Santo Antônio do Pinhal, região da Serra da Mantiqueira, em São Paulo, é uma iniciativa de Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Fundepag (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio). O local foi escolhido porque a cordilheira resguarda a maior província de água mineral do mundo.

Trinta pesquisadores das áreas de agricultura, educação, resíduos sólidos, hidrologia florestal, urbanismo, entre outros, estão elaborando diretrizes das melhores práticas para acelerar a restauração adequada e organizada na natureza, com base em diagnósticos de remanescentes da Mata Atlântica.

A iniciativa promove um conjunto de pesquisas sobre a biodiversidade visando a sua conservação por meio do planejamento territorial e do desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável e o objetivo é fornecer ao município uma base de restauração que poderá servir de referência para outras cidades da Serra da Mantiqueira.

Soluções na natureza

O projeto Águas da Mantiqueira esteve presente nas discussões do Dia Mundial da Água, 22 de março, no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, em perfeito alinhamento com o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), quando prega que “as soluções baseadas na natureza podem ter um papel fundamental na melhoria do abastecimento e da qualidade da água e na redução do impacto dos desastres naturais”.

Fórum Mundial

Maior evento global sobre a água, o Fórum Mundial da Água é organizado pelo Conselho Mundial da Água, entidade internacional que tem como missão promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água.

O Fórum é organizado a cada três anos, tendo sido realizadas sete edições em sete países da África, América, Ásia e Europa. A 8ª edição em Brasília foi a primeira no Hemisfério Sul.