Peixes-boi vão voltar para casa

707
9244

— Luna, Jerusa, Jurema e mais três animais foram soltos no Amazonas

 Luna, Jerusa e Jurema estão voltando para nadar nos rios do Amazonas. Mas, calma aí, não estamos falando de três mulheres, e sim de três Peixes-boi, que junto com outros três, serão devolvidos ao meio ambiente.

Os seis animais chegaram ao Centro de Reabilitação de Peixe-boi Amazônico de Base Comunitária com poucos meses de vida, após se perderem das mães, por causa de acidentes como se prender em redes de pesca ou pela caça predatória. Durante o período que ficaram no Centro, as equipes monitoraram o estado clínico deles, verificaram a necessidade de cuidados especiais, no caso de ferimentos, desidratação ou doenças.

O “Centrinho”, como é conhecido o local, é mantido por uma equipe do Instituto Mamirauá, com auxílio de comunidades ribeirinhas, no município de Maraã (AM).

A soltura dos seis animais aconteceu no dia 11 de janeiro, no Lago Arati, na comunidade de Amaná. Depois de soltos, eles estão sendo monitorados pelos pesquisadores: “Cada cinto tem uma frequência única, então conseguimos acompanhar esses animais individualmente. É o momento de verificar se eles estão se adaptando bem ou não. Saber se estão fazendo a rota migratória, se estão em local rico em alimentação, se estão juntos ou não, se estão se deslocando ou se permaneceram parados em algum local”, comenta Miriam Marmontel, pesquisadora do instituto.

O “Centrinho” foi criado em 2008, com função de criatório de conservação, autorizado pelo Ibama.