Pecuária sustentável: produção menor, lucro maior

0
8481

Conheça a fazenda que produz sorvete com leite de alta qualidade de vacas Jersey em Santo Antonio do Pinhal

Na esteira da economia sustentável desenvolvida pela equipe de pesquisadores do Projeto Água da Mantiqueira, que tem o apoio da Fundação Toyota do Brasil, o destaque na área da pecuária é a fazenda que desenvolve uma produção de leite com vacas da raça Jersey, são animais de pequeno porte (pesam cerca de 400kg cada, contra mais de uma tonelada de uma vaca holandesa), o que facilita o manejo e economia energia alimentar.

A adubação do pasto é feita com o esterco dos próprios animais, sem uso de produto químico, mas a alimentação é complementada com aveia, milho produzido na própria área 100 toneladas por ano em cinco hectares, e o resultado é um leite de alta qualidade, com alto teor de gordura , 20% mais proteína e 15% mais cálcio em relação ao leite de vacas de outras raças.

O resultado da pecuária sustentável é, por um lado, uma redução da produção e por outro aumento da renda, Explico: uma vaca Jersey que consome estimulantes, como ração comum com hormônios, pode dar até 25 litros de leite por dia. A vaca da fazenda produz entre 14 e 16 litros. Por outro lado, o leite produzido é de uma qualidade muito superior, o que permite a produção, na própria fazenda, de sorvetes especiais e de uma saborosa manteiga, produtos vendidos em toda a região da Serra da Mantiqueira.

Visitamos a fazenda a bordo da picape Toyota Hilux.

O Projeto Águas da Mantiqueira tem o apoio da Fundação Toyota do Brasil.