O negro no mundo empresarial

3079
14864

– Palestra e livro trazem à discussão as desigualdades entre brancos e negros

negro

 

Reprodução do quadro Operários, de Tarsila do Amaral.

O professor Pedro de Santi, da área de Humanidades e Direto da ESPM, convida para um debate e o lançamento do livro de Pedro Jaime, “Executivos Negros: Racismo e Diversidade no Mundo Empresarial”, da editora da Universidade de São Paulo (Edusp), com apoio da Fapesp.

O evento será na próxima terça-feira, dia 22 e terá a presença de Gabriela Santos, da coordenadora da pesquisa Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas, realizada pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A palestra vai comemorar também o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.

O livro trata da questão racial no mundo empresarial brasileiro a partir da experiência da cidade de São Paulo, “capital” econômica do país. É tese de doutorado em Sociologia e Antropologia da Université Lumière Lyon 2, na França, e do programa de Doutorado em Antropologia Social da Universidade de São Paulo.

“Nesta obra, eu apresento as estatísticas que revelam as desigualdades raciais no mundo empresarial brasileiro. No entanto, me concentro em desvendar quais são as vidas que se escondem por detrás desses números. Em outras palavras, apresento ao leitor as trajetórias sociais e os percursos profissionais de executivos e executivas negros/as, os obstáculos que encontraram em suas carreiras por causa do racismo e como superaram essas barreiras”, disse o professor Pedro Jaime.