Mercedes economiza um milhão de litros d´água

0
7643


Fábrica de Juiz de Fora passou a usar tecnologia Henkel no processo de fosfatização da carroceria dos caminhões Accelo, Atego, Axor e Actros

A Mercedes-Benz economiza um milhão de litros de água por ano em sua fábrica de caminhões em Juiz de Fora (MG), além de reduzir o volume de produtos químicos necessários para o tratamento de efluentes e gerar uma economia de 20.000 kw por ano.

Para atingir essa meta a empresa utilizou tecnologia Henkel, que permitiu usar apenas 1/5 da energia necessária anteriormente com a inovação do condicionador líquido Prepalene-X, presente no processo de fosfatização da carroceria dos caminhões Accelo, Atego, Axor e Actros. O sistema prepara a superfície metálica para receber a pintura; o chassi de aço passa por banhos em soluções químicas (desengraxante, condicionador e fosfato) e enxagues em grandes tanques.

O condicionador possibilitou que a solução diluída para o banho condicionante dure até oito vezes mais quando comparado a um condicionador tradicional, o que gerou redução do descarte de água e químicos.

“Priorizamos soluções, como a da Henkel, que tragam qualidade superior para os nossos veículos, como também contribuições significativas para um melhor processo produtivo e de menor impacto possível para o meio ambiente”, disse Carlos Santiago, vice-presidente de Operações da Mercedes-Benz do Brasil.