Iguaçu ganha onças e transporte limpo

1182
9304
Foto: Daniel Kantek/ICMBio

Ministro anuncia aumento do número de onças e inaugura transporte por ônibus a eletricidade e biodiesel

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anunciou o aumento do número de onças-pintadas no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, tanto no lado brasileiro como no lado argentino da unidade de conservação.

O número de indivíduos registrados no parque em 2016 é quase 70% maior que o de 2010. O crescimento indica avanços para toda a biodiversidade da região.

“A onça-pintada está no topo da cadeia alimentar e o aumento na população serve como termômetro para medir a eficiência do parque em manter seus serviços ecossistêmicos”, disse o ministro, enquanto anuncious investimentos na região.

O aumento é resultado do projeto Carnívoros do Iguaçu para repovoamento da espécie, que começou nos anos 1990 por iniciativa do pesquisador do ICMBio Peter Crawshaw Jr, que constatou o declínio da população local de onças-pintadas e foi retomado em 2009, com apoio do Centro Nacional de Conservação e Mamíferos Carnívoros (Cenap), em parceria entre instituições públicas e privadas que possuem concessão para exploração turística do parque. Em 2010, um acordo de cooperação internacional com a Argentina incrementou a iniciativa.