GM, Smart e Peugeot flagradas em teste de emissões

3693
20440

– Governo alemão passou a checar emissões de poluentes após escândalo da Volkswagen; 50 carros foram submetidos a teste

makeThumbail

O ministério do Transporte da Alemanha detectou emissões de gases poluentes acima do permitido em carros das marcas Smart, GM (Opel) e Peugeot, conforme a Agência Flash de Motor, citando a revista Der Spiegel.

O caso mais problemático é do Smart Four Two, que é fabricado pela Daimler, a mesma fabricante da Mercedes-Benz. O Four Two emite 195 miligramas por quilômetro de NOx, quando o máximo permitido é de 180gr. O Opel Astra e o Peugeot 308 furgão 1.6 são os outros modelos que emitem além do limite estabelecido pelas leis europeias.

Depois do escândalo de manipulação dos carros a diesel da Volkswagen, o governo alemão passou a fazer uma análise geral das emissões de gases contaminantes de carros vendidos no país, sob responsabilidade da Oficina Federal de Veículos a Motor, a KBA.

Desde novembro do ano passado o governo vem detectando valores de emissões de gases contaminantes acima do permitido em vários carros e entrou em contato com os fabricantes para que resolvam o problema. A Oficina de Veículos investigou mais de 50 modelos das principais marcas alemãs, como Volkswagen, BMW, Daimler, além das estrangeiras Ford, Alfa Romeo, Dacia, Hyundai e Mazda.

No ano passado, a Volkswagen reconheceu que incluiu um software ilegal em nada menos que 9,5 milhões de carros para que, quando fossem submetidos a um teste de emissões indicassem que o motor estava dentro das normas, enquanto em condições normais os carros contaminavam muito mais o ambiente.