GM homenageia parceiros sustentáveis

0
23765

O Prêmio GM de Sustentabilidade é um reconhecimento da montadora a concessionárias, fornecedores e empregados que levam desenvolvimento econômico, preservando os recursos ambientais e gerando meios para que se promova um melhor equilíbrio no desenvolvimento social e impactem as comunidades em torno das fábricas da GM no Brasil.

A concessionária Metronorte foi o destaque de uma rede formada por 600 unidades e recebeu a homenagem na última quarta-feira, 4 de outubro, em cerimônia na sede do Clube de Campo da GM em Jambeiro.

A Metronorte se destacou pela criação de uma horta comunitária onde colaboradores, clientes e fornecedores participam no cultivo dentro do espaço da concessionária produzindo verduras orgânicas e assim incentivando uma alimentação saudável. Outra ação é a produção de móveis para decoração com uso de tambores de óleo e outras peças já utilizadas pela oficina, despertando o interesse na reciclagem e reaproveitamento de materiais.

Os melhores projetos dos fornecedores, seguindo os critérios de inovação e relevância para o negócio, foram os apresentados pela Hewlett-Packard e pela Publicis Brasil.

A HP cria produtos e serviços que atendam e permitem aplicações de economia circular, visando realizar impactos positivos ao meio ambiente e a sociedade. Integra operações de manufatura com o programa de logística reversa e reciclagem da HP. Outra ação é a identificação das impressoras fabricadas no Brasil, que recebem uma tag de RFID desde o início de sua produção, onde é criado o DNA do produto. Quando retorna para a HP através do programa de reciclagem, a impressora é rastreada e os componentes (vidro, metal, plástico etc) são reciclados por tipo de material.

A Publics difunde a cultura da diversidade e da responsabilidade socioambiental na agência e no mercado, com a criação de campanhas internas para orientar a equipe a apagar as luzes antes de sair das salas de reunião, desligar o computador depois de terminar o trabalho, entre outras medidas para melhor utilização energética. Além de:
– Troca de luzes por modelos mais econômicos.
– Consumo de cartuchos / impressoras configurado para reduzir o uso da tinta e imprimir frente e verso.
– Distribuição de squeezes aos 400 colaboradores para substituir os copos plásticos.
– Implementação de dispositivos para a coleta seletiva de lixo.

A empresa incrementa também capacitação de profissionais, empoderamento feminino, trabalho com parceiros locais, difusão da cultura da diversidade e da responsabilidade socioambiental.

Os empregados premiados foram Ana Luiza M. S. Miguel, Donato M Lemos, José Aguirre Rosário e Wagner Assoni.

“O objetivo do prêmio é difundir e estimular a aplicação prática de ações baseadas nos princípios da sustentabilidade, gerando benefícios para os concessionários, fornecedores e para toda a comunidade”, disse Marcos Munhoz, vice-presidente da GM Mercosul e presidente do Comitê de Sustentabilidade da empresa.