Fundação Toyota investe nas águas da Mantiqueira 

95
4162

Pesquisa busca preservar a um dos ecossistemas mais ricos no mundo 

Um dos ecossistemas mais ricos no mundo em diversidade de espécies e considerado insubstituível, a Serra da Mantiqueira passa a receber a atenção da Fundação Toyota do Brasil, que anunciou na semana passada o seu novo projeto Águas da Mantiqueira, que será feito em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio, uma iniciativa de pesquisa para a conservação da biodiversidade, o planejamento territorial e o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável do município paulista de Santo Antônio do Pinhal, que fica na região considerada a maior reserva de água mineral do mundo.

O projeto prevê uma pesquisa feita por 30 especialistas durante 14 meses, de onde sairão diagnósticos dos remanescentes de Mata Atlântica, distribuídos em 10 bacias hidrográficas daquela cidade. O resultado da pesquisa poderá determinar o planejamento territorial, para garantir a conservação da biodiversidade local e a continuidade no abastecimento da comunidade e de milhões de pessoas que dependem das águas da Mantiqueira.

A Mantiqueira é uma cadeia montanhosa que abrange os estados de  Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, sendo que a maior parte, 70%, está no estado mineiro, 30% em São Paulo e 10% no Rio de Janeiro.

A região é fornecedora de água para o Sistema Cantareira, em São Paulo, que abastece diariamente mais de cinco milhões de pessoas.

Para o presidente da Fundação Toyota do Brasil, a educação é o principal meio para reverter a situação. “O objetivo de construir um planeta realmente mais sustentável, por necessidade, passa por investimentos em educação para a sustentabilidade. É nisso que todos devemos focar se nos interessarmos pelo futuro das próximas gerações”, disse Percival Maiante.

Já Átila Bankuti, da Fundepag, diz que é essencial a parceria para o sucesso do empreendimento:

“A parceria com a Fundação Toyota é fundamental para a concretização desta iniciativa. O projeto materializará alguns dos principais valores da Fundepag, reforçando o compromisso no desenvolvimento com a sustentabilidade, a responsabilidade social e o compromisso com a vida”.