Ferramenta conecta recicladores a fabricantes de plástico

1195
17692

Banco de Resíduos vai facilitar a recuperação e o reprocessamento do material usado

A Associação Brasileira do Plástico – Abiplast, criou uma ferramenta online parda unir o interesse dos seus associados, as indústrias que processam o plástico usado, com as cooperativas de catadores, que recolhem e destinam os resíduos do material para ser usado novamente na indústria.

O setor de reciclagem de materiais plásticos reúne 1.080 empresas e 9,6 mil empregados, e é importante tanto do ponto de vista econômico quanto de sustentabilidade, pois recolhe e leva ao processamento milhares de toneladas de material que iria para o aterro sanitário.

A grande dificuldade é a conectar as duas indústrias e por isso foi criado o Banco de Resíduos, que permite às empresas encontrarem fornecedores, e vice-versa.

Acessada pelo www.bancoderesiduosplasticos.org.br, o sistema permite que as duas pontas se encontrem e realizem a negociação e a concretização do negócio de forma direta. O papel da Abiplast é apenas fazer a intermediação.

“A cada tonelada reciclada do produto, é reduzida a emissão de gases do efeito estufa, economizada água e energia”, diz José Ricardo Roriz, presidente da Abiplast, justificando a criação dessa ferramenta.