FCA vai produzir carros com energia solar

0
11379

As mudanças na indústria estão exigindo das empresas brasileiras métodos de produção mais ágeis e eficientes, com tecnologia e menor impacto ambiental. Esse período, chamado de 4ª revolução industrial, contribui grandemente para a competitividade do mercado não só nas vendas, mas no desenvolvimento de novos projetos e linhas de produção.

O setor automobilístico tem se reinventado e a FCA é uma das referências. Na fábrica de Betim, a empresa adota um mecanismo tecnológico que gera maior produtividade e eficiência na fabricação dos carros. O projeto, chamado de Girassol, quer reduzir o consumo de combustível. A ideia é aplicar a energia solar como fonte de energia elétrica nos veículos e, consequentemente, reduzir a emissão de gases.

O supervisor de inovação Toshizaemom Noce afirma que “a ideia do projeto é colocar duas fontes de energia, não só do combustível, mas também energia solar”. Colocar só energia solar não é uma opção viável ainda porque o carro não suportaria o peso das placas, mas a combinação das duas fontes pode funcionar muito bem.

O material que vai ser usado para gerar energia é parecido com um antigo filme fotográfico, uma película orgânica que pode ser aplicada em qualquer superfície do carro.