Escola da Bahia ganha o Desafio Redução de CO2

194
4706

Prêmio do Instituto Akatu premia projetos de redução de emissões

O Desafio Redução CO2 chegou ao fim com a vitória da equipe da escola Sesi – Piatã, de Salvador, Bahia, que propôs o projeto Reduzir a concentração de dióxido de carbono da atmosfera: aproveitar o metabolismo de microalgas.

A competição, lançada pelo Instituto Akatu em parceria com a Dow, tem o objetivo de estimular estudantes do ensino médio dos cursos técnicos de Química e Meio Ambiente, para desenvolverem projetos de redução de emissões de CO2.

No total foram distribuídos R$ 30 mil aos vencedores.

O trabalho foi escolhido por um júri com base em critérios como a  utilização do consumo consciente como ferramenta para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Os projetos das escolas Etecap (Campinas) e Senai Fundação Zerrenner (São Paulo) ficaram, respectivamente, em 2º e 3º, e o da escola Etec Tiquatira (São Paulo) recebeu o prêmio de menção honrosa.

“Estou orgulhoso em ver nossos jovens pensando em soluções inteligentes, criativas e simples para combater o aquecimento global. Eles têm um poder enorme em suas mãos, pois podem multiplicar essa semente do consumo consciente e da sustentabilidade para todos que os cercam. Espero que esses jovens, assim como outros que tomem contato com essas soluções, sejam estimulados por este Desafio a continuar estudando e criando iniciativas que possam contribuir para o combate às mudanças climáticas”, disse Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu.

Projetos vencedores: 

Escola Projeto
(1º) SESI PIATÃ – Salvador Redução do CO2 atmosférico antrópico através de sua transformação em matéria prima para produção de tensoativo a partir da fotossíntese de microalgas em fotobiorreatores
(2º) ETECAP – Campinas Sequestro de carbono em esponjas domésticas e desenvolvimento de material semibiodegradável
(3º) SENAI FUNDAÇÃO ZERRENNER – São Paulo Indicadores de solventes orgânicos mais comuns na adulteração da gasolina automotiva tipo C
(4º) ETEC TIQUATIRA – São Paulo Processo de fertilização do solo utilizando CO2