Energia solar é opção para micro empresas

0
12873

Uso do sistema prevê economia de 95% na conta de energia

Energia solar é uma das opções mais sustentáveis; as agressões ao meio ambiente são mínimas e o método é muito mais econômico, exceto pelo valor de investimento na instalação.

Por conta do baixo nível de água nos principais reservatórios do Brasil, o governo está tentando obter energia do sol e do vento (eólica). Ter mais opções de energia gera crescimento econômico e é capaz de suprir o consumo da população.

Pensando nisso, o Sebrae, em apoio a micro e pequenas empresas, o banco do Brasil e a WEG, especializada em motores e geradores, desenvolveram o Pluz – projeto de energia solar para pequenos negócios.

“A conta de luz tem um impacto significativo nos custos de uma empresa e a economia gerada através da mudança de matriz energética pode impulsionar os negócios. Além disso, a energia solar é uma energia limpa e inesgotável”, disse João Paulo Gualberto, diretor de da WEG.

O objetivo é aplicar uma energia sustentável e econômica para micro-empresas e movimentar o mercado da região, gerar economia de um lado para que as empresas possam investir de outro. É incluído no projeto a distribuição de energia, ou seja, a energia que sobra é direcionada para casas e outras empresas da região.

O Sebrae entra com o incentivo ao projeto, o Banco do Brasil é responsável pelo financiamento e a WEG fabrica o material necessário para a implantação. O projeto tem inicio no Mato Grosso e vai ser apresentado no dia 26 de abril.

O investimento total é de R$ 86,8 mil, com prazo de cinco anos para retorno do investimento e 95% de economia na conta de luz, segundo a expectativa das empresas.

A empresa interessada deverá se cadastrar na plataforma do banco e fazer uma análise de crédito. Após aprovação, será encaminhado para o Sebrae/MT para uma avaliação técnica e financeira e elaboração dos projetos.