Energia solar é limpa e está mais barata

0
12144

O Brasil é considerado um dos países mais ensolarados. Por conta da posição geográfica, possui uma incidência solar média de 5,4 quilowatt-hora por metro quadrado, ficando atrás só da Austrália. Outro ponto positivo é que o preço dos equipamentos teve uma redução de 80% nos últimos dez anos no mundo todo.

O parque fotovoltaico do Brasil produz 1GW de potência e, se comparado com a Alemanha que tem incidência solar de 2,5 quilowatt-hora e tem um parque de 41 GW, o Brasil ainda pode explorar este recurso para gerar energia mais renovável que a hidroelétrica, principal fonte atual no País.

A empresa Domínio Solar está investindo nos projetos de energia em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rondônia. Um dos projetos da empresa foi uma filial da rede de supermercados Condor Santa Quitéria, em Curitiba, que utiliza 1422 módulos solares com uma geração de energia superior a 50 mil kWh ao mês, suficiente para atender 200 casas da região. O projeto contribui para a redução da emissão de 29 toneladas de CO² por ano.

Além disso, o Brasil tem tido dificuldade com licenças ambientais para construção de novas hidrelétricas, que torna a energia solar mais viável por ser limpa, renovável e de rápida aplicação.