Em busca de parceiros para um híbrido flex

185
79699
Fusion Híbrido

Pesquisadores querem um carro que funcione com dois tipos de gasolina, álcool, gás comprimido e biometano

O motorista poderá abastecer o seu carro com vários tipos de combustível: gasolina pura (E0), gasolina brasileira (com 27% de álcool), álcool hidratado (E100), gás natural comprimido (GNC) e biometano (biogás purificado, do qual se remove dióxido de carbono e outros gases).

O Centro de Pesquisa de Inovação em Gás Fapesp Shell está desenvolvendo a tecnologia para a construção desse super carro, mas precisa de um parceiro da indústria automobilística.

“Estamos procurando um fabricante de veículos que se interesse por esse projeto, no qual já temos como parceiro o Instituto Mauá de Tecnologia”, disse o diretor científico Julio Meneghini.

Segundo ele, este será o primeiro carro híbrido/flex fuel do mundo. O veículo híbrido é aquele que tem mais de um motor, sendo cada um deles movido a um tipo de energia, como gasolina e eletricidade. Já o flex possui um único motor, que recebe gasolina, álcool ou gás.

“Acreditamos que o futuro é o carro híbrido ser flex”, disse o pesquisador.

O desafio é obter uma eficiência maior do que a do carro flex convencional, o que pode ser obtido com a tecnologia híbrida, que tornará o carro mais econômico e menos poluente.