Educação, o instrumento de transformação social

86
19177

Jovens Protagonistas é o nome do projeto que capacita moradores da Costa dos Corais (litoral de Pernambuco e de Alagoas) para a coleta seletiva de resíduos sólidos, pesquisas de campo, seminários, fóruns e eventos como as solturas de peixe-boi. O programa já atingiu duas mil crianças e adolescentes e tem o apoio da Fundação Toyota do Brasil.
O trabalho dá resultados efetivos. No último mutirão de limpeza, em março, foram recolhidos 269 quilos de resíduos das praias.

“Mais importante do que o recolhimento do lixo é provocar na população a necessidade do ciclo: geração-recolhimento-destinação-gerenciamento. E trabalhar a conscientização nas comunidades, pois a educação é a base de tudo”, diz Fabiano Faria, integrante do Jovens Protagonistas

O projeto funciona há seis anos com a conservação dos recifes de corais, proteção das áreas de manguezais e preservação do habitat do peixe-boi marinho, um dos mamíferos aquáticos mais ameaçados de extinção: veja reportagem sobre a última soltura de um exemplar do mamífero aquático.

O projeto incentiva também as manifestações culturais, na conscientização de turistas e moradores da região. “Uma vez conscientes da importância de recursos naturais, iremos utilizá-los de forma mais ordenada e responsável”, disse Percival Maiante, presidente da Fundação Toyota do Brasil, criada em 2009 e que atua na preservação ambiental e formação de cidadãos.