Educação e ações ambientais na fábrica e na sociedade

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Empresa trabalha com redução de emissões, carros menos poluentes e responsabilidade social

A Toyota do Brasil investe em projetos educacionais e ambientais baseada em três linhas de atuação:

– Processos, incentivando fornecedores a reduzir as emissões de CO2
– Produtos, criando veículos menos poluentes e
– Apoiando ações de responsabilidade social.

Entre as ações, vale destacar a forma como a empresa remete as picapes Hilux produzidas na Argentina para o mercado brasileiro: elas vêm de navio e com isso a empresa obtém uma redução de 1.600 toneladas de CO2 por ano, equivalente à plantação de 144 mil árvores. Faz também reuso de água de chuva, reciclagem de materiais e mantém painéis solares nas suas fábricas. Além disso, tem um programa de recolhimento de pneus e baterias pelo sistema de logística reversa.

Em relação aos produtos, a Toyota tem o carro híbrido mais vendido no mundo, o Prius, que passou de 10 milhões de unidades em vários países, inclusive no Brasil. Os dez milhões de Prius vendidos representam 77 milhões de toneladas de CO2 evitadas em todo o mundo e uma economia de 29 milhões de litros de gasolina.

E a ação mais assertiva  em relação a emissões de poluentes é a criação do seu carro movido a célula de combustível, o Misei, alimentado com hidrogênio e emissão zero pelo escapamento.

O trabalho mais permanente de preservação e educação ambiental está no apoio ao projeto Costa dos Corais, área de preservação ambiental (APA) marítima que atinge treze municípios em Pernambuco e Alagoas por meio da Fundação Toyota do Brasil, braço social da montadora (veja reportagem).