Dente-de-leão é usado na produção de pneu

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– Continental mostrou um protótipo feito com látex da raiz da planta, que substitui a borracha da seringueira

A Continental desenvolveu na Alemanha uma nova borracha para a produção de pneus, que é a sua especialidade, e também de outros produtos, a partir da seiva de látex da raiz da espécie conhecida como dente-de-leão.

A empresa está apresentando agora, após cinco anos do início da pesquisa, o primeiro pneu com banda de rodagem feita da borracha de dente-de-leão.

Não é a planta brasileira com o mesmo nome, que é usada para tratamento medicinais, mas a versão russa, cujo nome oficial é Taraxacum koksaghyz.

Autoreifen, Verschlusskappen oder Latexhandschuhe – etwa 30 000 Produkte des täglichen Lebens enthalten Kautschuk. Naturkautschuk stammt vorwiegend aus Gummibäumen in Südostasien. Ein Pilz bedroht jedoch diese Kautschukquelle. Um die stetig steigende Nachfrage nach diesem hochwertigen Kunststoff auch künftig decken zu können, wird eine alternative Kautschukquelle benötigt. Forscher vom Fraunhofer IME haben den russischen Löwenzahn nun so optimiert, dass er sich ebenfalls für die großangelegte Kautschukproduktion eignet. Die weiße Flüssigkeit, die beim Pflücken aus den Stengeln austritt, ist der begehrte Stoff. Er ist jedoch schwer zu nutzen, weil er sofort polymerisiert. Die Wissenschaftler haben nun das Enzym gefunden, das für die schnelle Polymerisation verantwortlich ist, und konnten es ausschalten: Wird die Pflanze beschädigt, fließt Latex heraus, statt zu polymerisieren. Würden die Pflanzen großtechnisch angebaut, ließen sich so auf einem Hektar 500 bis 1000 Kilogramm Latex pro Vegetationsperiode produzieren. Löwenzahn im Gewächshaus.

Trata-se de uma alternativa à borracha natural proveniente da hevea brasiliensis, a seringueira brasileira. Os técnicos concluíram que dente-de-leão reduz a dependência pela borracha natural tradicional e pode ser cultivado na Europa, o que encurta as distâncias de transporte para as fábricas da empresa no continente.

O novo produto é ideal para o uso em veículos comerciais. O pneu para carro de passeio necessita entre um e três quilos de borracha natural e para veículo comercial entre 20 kg e 25 kg.

A Continental investiu R$ 120 milhões no centro de pesquisas em Anklam, na Alemanha, para a produção de borracha de dente-de-leão russo

O primeiro protótipo produzido a partir dessa matéria-prima é o modelo Conti EcoPlus HD3, que deve entrar em produção em larga escala nos próximos cinco a dez anos

Veja o vídeo que conta a história da produção de borracha de dente-de-leão, fornecido pela Continental (em inglês)