Caminhão recolhe lixo sem motorista

1825
13906

O caminhão vai recolhendo os resíduos no trajeto previamente traçado: para diante da caçamba de entulho e os lixeiros recolhem o material. O caminhão, então, segue adiante até o próximo ponto de coleta. Esse é o procedimento de qualquer caminhão de lixo, certo? Mas o modelo FMX da Volvo não tem motorista: é um veículo autônomo que está sendo testado na mina de Kristineberg no norte da Suécia.

O projeto avalia como a automação pode contribuir para melhorar a segurança, as condições de trabalho e reduzir impactos ambientais da operação.

O caminhão de coleta de lixo autônomo da Volvo foi projetado para proporcionar uma direção segura em ambientes urbanos, inclusive ao dar a ré. A rota é pré-programada e o caminhão tem os pontos de paradas já definidos, junto às caçambas de lixo. Os coletores não precisam entrar e sair do caminhão cada vez que o veículo se desloca.

“Existe um potencial para transformar a automação em benefícios para os clientes e para a sociedade. Nosso caminhão autônomo de lixo é uma das inovações em que estamos trabalhando no momento” disse Lars Stenqvist, diretor do Grupo Volvo.