Bambu no carro: pode ser melhor que metal

1310
84072
Potentially Bamboo Vehicle Interiors

Ele já está em móveis, na construção civil, na arquitetura e também em áreas aparentemente estranhas: na culinária, onde o seu broto é muito apreciado, e nas terapias corporais.

E agora, a Ford quer colocá-lo no carro. Tem sentido: o bambu é um material renovável e um dos mais fortes, resistentes e versáteis da natureza. Como não poderia deixar de ser, é a China que está pesquisando o material, já que é abundante naquela região e tem inúmeras espécies. Também no Brasil há muita quantidade e variedade de bambu, e também aqui é utilizado em diversas operações.

O navegador Amyr Klink fez uma experiência com o uso do bambu na produção de embarcações e chegou a produzir a madeira: o bambu cresce rápido, em dois anos a planta já atingi a maturidade, enquanto outras espécies levam de décadas.

O bambu tem muita resistência à tensão, isto é: aguenta ser bastante vergado sem quebrar e é considerado melhor que alguns tipos de metal. O bambu tem um desempenho melhor do que outras fibras naturais e sintéticas em provas de resistência e impacto.

O bambu está sendo preparado para a fabricação de peças e competentes automotivos. Não é novidade. Coco, sisal e outras diversas fibras naturais – produtos orgânicos – já são utilizados em partes de veículos automotores.