APA Costa dos Corais terá visitação pública

0
3380

Edital vai elaborar plano ordenado de uso das diversas atividades realizadas na região

A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, que abrange dez 10 municípios nos estados de Alagoas e Pernambuco, passará a ter um plano de visitação, conforme edital que vai permitir um ordenamento dos diversos tipos de uso da região.

O projeto será executado pela empresa Plantuc Consultoria Socioambiental, num prazo de seis meses.

Somente em 2017, a região recebeu mais de 265 mil visitantes, fazendo com que a APA seja uma das dez unidades de conservação federais mais visitadas do Brasil. O ECOinforme visitou a região e acompanhou as ações desenvolvidas na região, como a recuperação e soltura de peixe-bois, as ações com as tartarugas marinhas e a manutenção de áreas reservadas para a proteção dos corais.

Entre as atrações mais procuradas estão as piscinas naturais de Maragogi, a cidade de São Miguel dos Milagres, em Alagoas e Tamandaré, em Pernambuco e também as visitas aos mangues e ao peixe-boi.

O projeto Toyota APA Costa dos Corais é uma parceria público-privada entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Fundação SOS Mata Atlântica e a Fundação Toyota do Brasil.

A Plantuc vai fazer um plano de visitação capaz de conciliar os tipos de uso da APA Costa dos Corais, como recreação, atividades pedagógicas e científicas. Asequipes do projeto Toyota APA Costa dos Corais e da Plantuc irão se reunir para organizar o plano do trabalho. Entre as etapas do cronograma estão o diagnóstico do cenário turístico da região, a realização de oficinas participativas.